Os projectos de especialidades contemplam as especificações técnicas necessárias à construção de edifícios e/ou instalação de equipamentos diversos, tais como, rede de águas residuais e pluviais, sistemas de ventilação, exaustão de fumos e de climatização, etc.
Os projectos de especialidades a apresentar diferem em função do tipo de obra a executar. Sempre que a realização da operação urbanística implique a ocupação de via pública, o respetivo plano deve ser apresentado em simultâneo com os projectos de especialidades.
De um total de 12 Projectos das Especialidades, são desenvolvidos os que se aplicarem ao projecto específico, para serem submetidos à apreciação da Câmara Municipal.
Regra geral os projetos de especialidades são constituídos por 3 fases de trabalho
1. Projecto de Licenciamento
É nesta fase e sob a forma de Projecto de Licenciamento que o projecto é enviado para apreciação da Câmara Municipal e diferentes organismos para licenciamento da obra.
Compreende a produção de todos os elementos escritos e desenhados para a aprovação das especialidades.
2. Projecto de Execução
Esta etapa é fundamental para garantir a qualidade da obra. Deve-se apresentar juntamente com o Caderno de Encargos, o processo às empresas de construção interessadas em realizar a empreitada.
Inclui toda a informação para a obra, com indicação de detalhes de execução da obra e é com base nestes elementos que os orçamentos para construção são elaborados.
3. Assistência Técnica de Obra
Serviços complementares da elaboração do projecto durante a apreciação das propostas e enquanto durar a execução da obra.
Para além da assistência técnica, deverá ser considerado o acompanhamento da obra necessário que garanta a boa execução de todos os trabalhos.